Wednesday, February 6, 2013

Mímica



Recentemente fiquei sabendo da morte do grande mímico francês Marcel Marceau. O episódio me fez lembrar algo super interessante que ficou no fundo da minha memória.

Cenário - Colégio Estadual Prof Macedo Soares, na Rua Albuquerqe Lins, em São Paulo, década de 70. Não sei precisar o ano, pois os neurônios começam a brincar com a gente depois dos 40. Só sei que estávamos no auge da ditadura. De repente, chamam os alunos para o pátio. Devia ser algo importante. Será que era outra vacina contra meningite?

Não me lembro se todos os alunos do turno ali estavam. Os alunos presentes fizeram uma grande roda em volta de uma das quadras tortas do colégio. Sim, as únicas quadras tortas do mundo. Com um ângulo de pelo menos 4 graus. Mas isso não vem ao caso.

De repente aparece um soturno sujeito com a cara pintada, no meio da quadra. Não parecia palhaço. Começa a fazer algumas coisas às quais não estavamos acostumados. Crianças brasileiras da classe média baixa não tinham o costume de ir a teatros, embora existissem muitas peças infantis na cidade inteira, e de fato, o colégio ficasse a somente um quarteirão de um dos teatros mais tradicionais da cidade, o teatro São Pedro. Pintavam convites gratuitos, mas acho que teatro era visto com uma ponta de desconfiança pela classe média baixa da época. Podia aparecer o DOPS ou o Mariel Mariscot no meio de um espetáculo, acho que era esse o medo...

No começo, confesso que a coisa foi estranha. Pouco a pouco, fomos nos acostumando, e acho que no final a grande parte da criançada gostou daquilo, era mímica. Descobri que o nome do cara era Ricardo Bandeira.

Pois bem, o que tinha acabdo de acontecer, hoje tenho ciência, foi que fomos premiados com uma performance do Marcel Marceau brasileiro, Ricardo Bandeira. Não sei se o Ricardo tinha o costume de fazer isso em diversas outras escolas de São Paulo, mas o fato é que naquela tarde dos anos 70, fomos brindados com a visita de um grande artista brasileiro. Se você teve uma experiência similar, ou se estava na quadra torta do Macedo naquele dia, compartilhe com o resto do mundo!

No comments:

Post a Comment