Tuesday, February 5, 2013

Dona Elda Baby


Este é mais um blog sobre os meus velhos professores do Colégio Macedo Soares.

Já pequenino nutria interesse por música. Compunha do meu jeito, letra e música, e um dos personagens favoritos que eu criei era um menino cantor. Mas eu gostava de música pop, ie-ie-ie, rock, não de hinos cívicos. Assim que o repertório da Dona Baby, professora de música, não se enquadrava muito no meu projeto musical.

Aprendemos hinos de todos os tipos. Além do Nacional e da Independência, aprendemos hinos do Soldado, da República, da Bandeira, do Exército, da Marinha, da Força Aérea, hino do Sesquicentenário...Até o Hino de Portugal. Só faltou o Hino do DOPS. O ano de 1972 seria o sesquicentenário da independência, e não poderíamos fazer feio.

Bem que tentei me livrar do orfeão, cantando atonalmente durante a audição, mas o truque não deu certo. O grupo ensaiava na frente da escadaria, e mandava ver ao ar livre. Ou seja, a cantoria não era segredo para ninguém.

O vozeirão da Dona Baby era de assustar. Mais grave do que a maioria dos homens que já conheci. Acho que só o Oriel Villela (16 TONELADAS) cantava ou falava mais grosso.

Certa vez fizemos a professora passar vergonha. Ela ensaiou uma pequena música cuja letra era "Salve, ó pátria brasileira, pela data festiva e querida. Pela tua, independência." Entre o tua e independência tinha uma curta pausa. Para enfatizar, ela nos ensinou a contar UM mentalmente  "Pela tua,(UM) independência." Pois bem, no dia da apresentação, perante todos os professores, a meninada cantou o "UM" não só audível, como forte. A coitada da professora ficou rubra de vergonha, mas acho que nenhum dos outros professores se importou com o faux pas.

Nem só de hinos cívicos vive um professor de música, mesmo no governo Medici. A professora também gostava de um compositor de valsas populares da época, Sergio Bittencourt, e ficou visivelmente muito emocionada quando os professores pediram bis de uma performance do órfeão de uma dessas músicas. Parecia que tinha ganho o Festival da Record.

3 comments:

  1. Bom Dia!
    Interessante o seu comentário!Ela não só ensinava música como também trabalhos manuais.Nossa família tinha um elo com ela pois um tio meu era casado com uma prima dela,para mim; tinha ela como uma Tia.
    Ao ler,voltei ao passado e o quanto pegava no meu pé para ter a intonação de voz certa e também não queria que ninguém falasse que fazia qq diferença.Saudades!

    ReplyDelete
  2. Boa tarde, por favor,eu estudei no colégio Macedo Soares em 1993.cursava o 2* ano do colegial na época...estou precisando do meu histórico pra continuar e terminar...no aguarde de uma resposta...desde já agradeço . Meu nome... Luciana Ross de Albuquerque.Parei na época no meio do ano ,pois fui acometida por um AVC...ANO 1993.

    ReplyDelete
  3. Estudei no Colégio Macedo Soares, nos anos 1956/57!
    Belas recordações! Saudades.

    ReplyDelete